Se você veio até aqui procurando o que fazer com um iPhone molhado, você está no lugar certo! Vamos te explicar o que fazer com o seu iPhone quando ele entra em contato com líquidos, seja ele o modelo que for. 😉

A partir do iPhone 7 a Apple tem trabalhado mais intensamente nos requisitos do iPhone para ele ser cada vez mais resistente à respingos d’água e poeira. Porém, é importante frisar que mesmo nos últimos modelos lançados, nenhum deles são “à prova d’água”.

Existe uma diferença entre os telefones que são à prova d’água e resistente à água. No caso dos iPhones, todos os modelos a partir do 7 são resistentes à água, e isso significa que você poderia tirar uma foto e falar ao telefone debaixo da chuva tranquilamente.

Entretanto, um dispositivo a prova d’água é aquele que pode ser submerso na água, como por exemplo, é o caso do Apple Watch, que pode ser usado para natação.

É muito provável que iPhones a partir do 7 sobrevivam a queda acidental na água. Eles caem, a gente se assusta e mergulhamos para salvá-los. Tudo dura alguns segundos.

O tempo de exposição a água é curto, e os iPhones a partir do modelo 7 contam com proteção IP67 e a sua construção é desenhada para suportar a pressão da água estável a 1 metro e meio de profundidade, por 30 minutos.

Os iPhones XS e XS Max possuem certificação IP68, tornando-os também resistentes a outros líquidos, como leite e cerveja 🥛🍺

A Apple veícula uma publicidade no Twitter que diz: Se cair água no seu telefone, você sobrevive. Porém, nada é dito sobre o iPhone cair na água.. Semanticamente é possível compreender que apesar de similares, as duas frases expressam situações diferentes. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como aumentar as chances de manter seu iPhone vivo caso, infelizmente, ele venha a fazer algum mergulho.

Desligue o iPhone

A primeira coisa que deve ser feita quando um iPhone entra em contato com algum líquido de forma abundante é desligá-lo. Isso reduzirá dramaticamente a quantidade de interações elétricas que ocorrem dentro dos circuitos do seu telefone.

Retire a capa e o chip

Estes passos servem para eliminar quaisquer pontos em que possa ocorrer um acúmulo fatal de água. Como a bateria do iPhone não é removível, infelizmente temos que deixá-la no iPhone.

O importante aqui é retirar a cap do seu iPhone e secar a área ao redor da gaveta do chip antes de abri-la.

Seque com um pano seco

Use um pano seco para secar bem o seu iPhone. Pode ser um pano de microfibra, de algodão ou até mesmo um pano do tipo TNT. O fundamento aqui é mantê-lo bem seco. Importante também não tentar ligar seu telefone e não conectar fones de ouvido ou carregadores. Isso pode danificar estas entradas e os circuitos internos.

Mesmo que o seu telefone esteja aparentemente funcionando bem, garanta que tudo esteja seco e livre de umidades antes de conectar algum acessório..

Use Arroz

Sim, arroz! O arroz possui uma propriedade higroscópica, que é a capacidade de um corpo absorver umidade para si, e o arroz é muito bom nisso.

A única recomendação é peneirar o arroz para eliminar os micro grãos, então, reserve um vasilhame e adicione uma camada de arroz, e, em seguida coloque o seu iPhone e cuidadosamente adicione outra camada de arroz.

Deixe o seu iPhone assim por 24 horas e depois verifique se ele está bem seco.

Após estes procedimentos, as chances de você ter o seu iPhone de volta são bem grandes.

Sobre a resistência à água e a garantia

Nos modelos 7, 8, X e Xr, a Apple implementou a certificação IP67. Eles são resistente à água, respingos e poeira e foram testado em condições controladas em laboratório, classificado de acordo com a norma IEC 60529 (profundidade máxima de um metro por até 30 minutos).

Já o modelo Xs e Xs Max contam com a certificação IP68. Isso o torna também resistente à água, respingos e poeira. Entretanto, está classificação é mais avançada, já que o telefone é testado a uma profundidade máxima de dois metros por até 30 minutos.

Então se o seu iPhone é um modelo mais recente, como um 7 em diante, as chances dele sobreviver à uma queda na água são maiores. Caso seja um modelo anterior, nem tanto. Questão de sorte.

É importante salientar que o iPhone perde a garantia quando entra em contato com líquidos e a Apple consegue evidenciar isto através de uma fita química localizada na gaveta do chip.

Chamada de LCI, liquid contact indicator, ou, em bom e claro Português, Indicador de contato líquido, ela que muda de cor (prateada para vermelha) quando entra em contato com algum líquido que contém água. Seja ele água, leite ou cerveja, por exemplo.

Em quais condições meu iPhone é resistente à água?

  • Quando você usa ele sem uma case para falar ao telefone enquanto está chovendo
  • Quando você derrama água em cima dele enquanto almoça em um restaurante
  • Quando está tirando fotos do lado de fora da piscina e alguém pula e a água respinga
  • Quando você coloca seu iPhone em um suporte para bicicleta e sai para fazer uma trilha e começa a chover
  • E outras similares, em que a água escorre pelo telefone.

Em quais condições o meu iPhone não é resistente à água?

  • Quando você usa ele sem equipamento apropriado para fazer mergulhos
  • Quando você deixa ele cair na piscina
  • E outras similares em que o telefone é coberto pela água.

Então fica a dica: não use seu iPhone embaixo da água. Se você quer muito tirar uma foto subaquática, segure a tentação ou adquira uma case específica para este fim e caso ele caia na água por acidente, siga estes passos que tudo deve ficar bem.

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Apple lança iOS 12.4, tvOS 12.4, macOS Mojave 10.14.6 e watchOS 5.3
Próximo Como funcionam as 5 novas opções do iOS 13

2 comentários em “Meu iPhone caiu na água, e agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Como funcionam as 5 novas opções do iOS 13

23 de julho de 2019
Close