Na internet, estamos todos em risco, a todo o tempo.

Mas os idosos são um grupo-alvo, especialmente porque as pessoas com 65 anos ou mais são o grupo de usuários de Internet que mais cresce.

No entanto, muitas das fraudes onlines não são reportadas (menos de 5%, na verdade). Se você tem um pai, vizinho ou amigo idoso, é importante ser um defensor digital deles, não importa o quão online eles possam ser.

Hoje queremos compartilhar alguns dos tipos de golpes mais comuns que acontecem para que você possa se proteger e também possa ajudar a estas pessoas.

Como defender sem forçar a barra

É um território complicado, aconselhar as pessoas mais velhas e sábias sobre como se manterem seguras on-line sem parecer condescendentes. Pode ser ainda mais difícil se eles já tiverem sido vítimas de algum ataque on-line. Então ter uma atitude compassiva é fundamental para obter sucesso no seu aconselhamento.

Você não pode ficar bravo com eles por acreditarem em algo que eles achavam que era verdade. Seja aquele defensor, ajudando-os a denunciar os criminosos, porque muitas vezes os golpistas fazem o acompanhamento e tentam manipulá-los novamente.

Aqui estão algumas dicas que te ajudam a manter a segurança na internet.

Mantenha as senhas seguras

A recomendação geral de segurança é trocar a senha a cada 90 dias. É um exercício que reconheço que é realmente difícil de manter. No mínimo, aconselhe os idosos em sua vida a criar senhas fortes, usando um gerador on-line ou substituindo símbolos e números por letras. Mesmo que um hacker saiba que seu cachorro é chamado Bolinha, ele provavelmente não conseguirá decifrar seu código se for escrito como [email protected]

Embora a anotação de uma senha não seja a melhor, pode ser difícil para qualquer um lembrar de todas elas.

O iPhone possui um recurso muito útil chamado Chaves do iCloud, que armazena todas as senhas de sites. Falamos sobre este recurso neste post do blog e acredito que possa ser muito útil.

Como são as fraudes?

Os fraudadores estão ficando mais espertos quando se trata de encontrar novas maneiras de nos enganar, portanto, mantenha-se atualizado sobre as fraudes e as fraudes mais recentes e discuta-as com seus amigos idosos também. Veja uma lista de alguns dos principais golpes que são encontrados na internet e principalmente nos e-mails:

Extorsão

Você recebe uma ligação de que há uma cobrança indevida em seu nome. Desligue e ligue para a empresa para confirmar se você realmente possui alguma dívida atrasados. Nunca forneça informações pessoais em uma chamada recebida.

Ah, e o governo e empresas não querem que você pague as suas dívidas com recarga de celular ou cartões presente de lojas.

Serviço

Esse pop-up agressivo dizendo que seu computador tem um vírus e pedindo para instalar algum programa ou ligar para uma assistência? Isso é um hacker que está tentando obter acesso ao seu computador para acessar suas informações pessoais e financeiras. Nunca forneça o acesso remoto sem que a solicitação tenha partido de você.

Phishing

São os e-mails de aparência legítima que alegam ser de uma empresa respeitável. Por exemplo, como a Apple. Esse golpe destina-se a coletar informações pessoais e financeiras, por isso, observe os erros de ortografia e gramática e não clique em nenhum link. Se você não tiver certeza, ligue para a empresa dele (procurando o número deles, não usando o número listado no e-mail) para saber.

Se você alguma vez receber e-mails da Apple e tiver dúvidas sobre a veracidade, ligue para 0800 761 0867.

Prêmios

Você acabou de ganhar nossos sorteios! Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Você não pode ganhar prêmios sem ter se cadastrado ou nenhuma empresa de verdade solicitará o envio de dinheiro para garantir seus prêmios.

Emergência

Este pode ser um telefonema ou um e-mail afirmando ser um neto ou amigo da família que precisa urgentemente de dinheiro. Outra situação que também acontece são ligações de sequestradores que dizem estar com entes queridos. Entre em contato com a família ou com a pessoa e comunique a todos.

Oportunismo

Desconfie de um estranho que oferece riqueza rápida ou viagem dos sonhos. Não envie dinheiro, cheques e não repasse informações de cartões de crédito por qualquer motivo.

Roubo do WhatsApp

Mensagem SMS solicitando código do WhatsApp não devem ser enviadas nunca à terceiros. Estas solicitações geralmente chegam através de torpedos ou ligações, por pessoas que se passam por integrantes do Facebook e do WhatsApp. Ao fornecer este código, você está autorizando que estas pessoas más-intencionadas “roubem” o seu WhatsApp, e elas podem se aproveitar para passar por você e obter ganhos financeiros de seus parentes e amigos.

Veja alguns exemplos:

Denuncie os crimes onlines

Se você testemunhou algum conteúdo ou site ilegal na rede (racismo, pornografia infantil, ofertas fraudulentas e assim por diante), você também pode fazer denúncias diretas a órgãos como o Ministério Público Federal (o órgão recebe denúncias aqui) e a Polícia Federal (veja aqui a página de denúncias).

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Aprenda a escolher um bom vinho
Próximo Como alterar o volume da Siri no seu iPhone, iPad, Apple Watch e Mac
Business Chat não é suportado neste dispositivo.

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça agora

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Crie seu próprio avatar com Dollify

1 de julho de 2019
Close