O assunto é recorrente para quem ouve o PodApps, e eu já comentei na matéria sobre anúncios, mas rastreadores gastam muito do seu plano de internet móvel.

Em uma conversa informal com o Victor, me dei conta do quanto de dados eles teriam consumido se eu não usasse um anti-tracker (anti-rastreamento). Os dados que vou mostrar a seguir são assustadores.

O que é um tracker, ou rastreador?

Um rastreador web é um código que monitora as ações que você realiza na internet para entender o seu comportamento. Alguns sites o usam para fazer medições de desempenho, mas outros podem carregar estes códigos com intuito de vender suas informações para outras empresas. Alguns rastreadores são tão avançados que conseguem rastrear a posição do seu mouse para entender como você se comporta diante o site ou app mobile.

☝️ Primeiro Dia

O consumo, em apenas 1 dia, foi de 68MB. Mas 68MB é pouco, né? ?

Vamos considerar uma rotina diária, são 680MB em 10 dias, 1360MB em 20 dias (ou 1.3GB) ou ao final do mês, atingimos a marca de 2040MB, ou 2GB(!).

Percebe? Só de ignorarmos a existência de rastreadores, podemos enfrentar problemas que vão além da mera privacidade.

Para quem tem um pacote de dados limitado (a grande maioria), podemos ter um consumo estimado de 25-50%* de uso, só de rastreadores (trackers).

*Leve em consideração planos pré-pagos populares das 4 operadoras, que oferecem de 4 a 8 GB mensais.

Enquanto você acha que os Stories do Instagram e Facebook (sim, gastam bastante também) gastam muito, metade (ou mais) do seu pacote de internet ficam exclusivos para os rastreadores.

☝️ Primeira Semana

Na próxima aba, temos a visualização semanal. Se liga nessa, foram bloqueados nada menos que 4500(!) rastreadores, que me rendeu 13.4 minutos** de vida, e os trackers deixaram de consumir 480MB do meu pacote.

Meu plano de celular é o Tim Beta e tenho 10GB de internet por mês, 4,8% foi poupado em 1 semana. 

Ta achando pouco? Vamos avançar mais um pouco.

**Este tempo é calculado, pois todo rastreador tem um peso no site e isso demanda tempo de carregamento.

Uma vez que ele foi bloqueado, não terá esse tempo de carregamento de rastreador na página, por consequência, além da economia de dados, as páginas carregam mais rapidamente, gasta menos bateria do smartphone e aumenta sua privacidade.

☝️ Primeiro Mês

Ufa! Acabou o mês! E houve uma grande redução no consumo de dados. Ao menos, metade do calculado no primeiro dia, que bloqueou 68MB e poderia terminar o mês com 2GB consumido.

Pois é, é bom lembrar que eu sou um usuário que NÃO usa Google e nem Facebook! Você reparou na tela como um todo ou só nos números superiores?

Se viu só os números, veja um pouco mais abaixo quais rastreadores foram bloqueados… em sua maioria, Google!

Vez ou outra aparece Facebook por ali, mas por sorte (deles, Facebook) não apareceu dessa vez ou eu não usei nenhum serviço que eles pudessem me rastrear, muito comum também, como já disse em alguns episódios do PodApps e no Canal no Telegram, Google é o #1 em anúncios e rastreamento e Facebook é o #2.

O app mostra de forma simples a quantidade de trackers bloqueados, tempo salvo, dados economizados e abaixo há um gráfico do avanço dos bloqueios a cada 4h e por fim os rastreadores bloqueados recentemente.

Mas ainda não acabou. Vamos pros finalmente, a visão geral, desde fevereiro/2019 até dias atuais.

☝️ Primeiro Ano

Nem estamos em Fevereiro/2020 e o consumo ultrapassou 10GB(!).

Se eu não os bloqueasse, provavelmente, 1 mês do meu plano de operadora seriam para rastreadores.

102 mil bloqueados, 5 horas ganhas (uma viagem SP > Curitiba), 10.7GB de dados, ou seja, eu economizei pouco mais de 1 mês de internet ao longo de quase 1 ano, isto é como se eu pagasse 12 meses e 1 mês dedicado só para rastreamento de dados. É ou não é absurdo?

Convertendo essa informação, é uma coleta de dados gigantesca.

10GB equivale ao peso aproximado de:

  • 6 filmes FullHD;
  • 1 filme FullHD Blu-Ray;
  • 1/2 filmes FHD Blu-Ray 4K;
  • mais de 3000 fotos suas em 1 ano (8 fotos diárias);
  • música em qualidade baixa, são mais de 6600 músicas;
  • e na qualidade mais alta, chega a 1000 músicas.

Chega de conversões, estas informações convertem mais que palavras (haha!).

Esse post não é um merchant de um app específico, mas quero conscientizar vocês, caros leitores, que devemos cuidar mais da segurança dos nossos dados. A internet está cheia de bisbilhoteiros e sanguessugas de dados, mesmo que você seja um “Zé Ninguém”.

Para quantificar dados, você é importante. O que você navega, sua localização, seu histórico, suas buscas, dizem muito sobre quem é você.

A quantificação de dados determina porcentagens dos locais, por exemplo, quantidade de brancos/negros/hétero/homo/homem/mulher em determinada região e com isso direcionam propagandas para a maioria do público da região.

Não haverá propagandas de um Rolex em uma região pobre, assim como não há propaganda de marmitas numa região nobre. Isso tudo é a análise do público alvo e hoje em dia, a análise é digital, é rastreamento digital, até porque, se em uma região nobre passa a buscar muito “marmita”, os rastreamentos indicam que os padrões mudaram e propagandas de marmita passam a aparecer aonde nunca apareceram “misteriosamente?”.

Em um dos episódios da última temporada de Black Mirror (Netflix), existe um que é possível identificar o Facebook sendo a empresa retratada. A situação é um sequestro, e a policia tenta negociar com o sequestrador, porém o suposto Facebook fornece mais informações e mais rápidas e precisas sobre o sequestrador, com base apenas na rede social e cruzando dados.

Pra encerrar ✅

Previnam-se, usem bloqueadores de anúncios, anti-trackers, tudo o que julgar necessário. Ahhh, acima de tudo, restrinjam suas informações o máximo possível.

Ouçam o PodApps e aprenda mais sobre privacidade, serviços privados, apps que cuidam da sua privacidade e muito mais. PodApps é o podcast parceiro do Professor do iPhone e é referência em privacidade no Brasil, sendo o único, até o momento que leva o tema em consideração.

Abaixo está o app usado para medição, meu podcast e dados de contato ?

‎Disconnect Premium VPN
‎Disconnect Premium VPN
Desenvolvedor: Disconnect
Preço: Grátis+

Vale ressaltar que as informações divulgadas acima, são minhas, um usuário que não utiliza nenhum serviço Google (Buscador, Gmail, Chrome, Maps, etc) e nem do Facebook (WhatsApp e Facebook, só tenho/uso Instagram, por sinal segue lá: @s.aezz pro pessoal e @podapps pro podcast).

? Essa informação é relevante, pois uma pessoa desprendida da privacidade dos próprios dados pode sofrer com um consumo de dados ainda maior, quiçá, o dobro.

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 5 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Gustavo Saez
Gustavo Saez

Metódico, focado e objetivo. Antes hater, agora Apple-maníaco por conta do uso contrariado do iPhone 3GS. Host do podcast parceiro do PdiP - PodApps - um podcast focado em mobilidade, produtividade e privacidade.

Anterior Conheça o 9:41, o Podcast do Professor do iPhone
Próximo Descubra os Blocos de Rua no Carnaval 2020

Comentários

Deixe uma resposta

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Baixe os papéis de parede dos novos iPhones 11 e 11 Pro

20 de setembro de 2019
Fechar
Victor Moreno
Olá! 👋

Faça login e aproveite uma experiência exclusiva. Acumule pontos e participe de desafios!

Holler Box
Victor Moreno
Faça parte da minha Lista VIP!Junte-se a mais de 14 mil pessoas e receba dicas e informações na sua caixa de e-mail!
Holler Box