A fim de tentar diminuir os acidentes de carro causados por distração resultante do uso de telefone celular, a Apple anunciou em 2014, junto ao lançamento do iOS 8 um novo recurso que ela chamou de CarPlay, que é uma forma de visualizar conteúdo do iPhone na central multimídia.

Interface do CarPlay rodando em uma central multimídia de um veículo Honda.

Você deve estar se perguntando como o CarPlay poderia reduzir acidentes ao passar o conteúdo que antes era visto no iPhone para a central do carro. Não seria basicamente trocar seis por meia dúzia?

Não seria.

Primeiro que o sistema é totalmente integrado à Siri. Portanto não é possível digitar mensagens. Para enviar, você deve ditar sua mensagem à Siri. Quando você receber mensagens, a Siri irá ler para você. Não existe teclado no CarPlay. E sim, funciona com WhatsApp.

Outro motivo é que a Apple limitou os Apps de terceiros que poderiam ser integrados ao CarPlay.

Inicialmente, só aplicativos de áudio como o Spotify poderiam se integrar ao CarPlay, mas com o iOS 12, ela liberou também para aplicativos de navegação. Com isso, é possível usar o Waze e o Google Maps diretamente na central multimídia do seu carro, sem necessidade de arrumar um local para pendurar o iPhone no painel.

Com o iOS 13 que será lançado em setembro, o CarPlay ganhará novidades, como um modo claro e a possibilidade de integrar a Siri a Apps de terceiros como o Waze.

CarPlay no iOS 13 rodando em modo claro.

Para usar as novidades do CarPlay no iOS não é preciso atualizar o sistema do carro, já que o software roda no iPhone.

Eu quero, como faço pra usar?

Primeiramente você precisa saber se seu carro é compatível com o CarPlay. Você pode verificar isso clicando aqui.

Depois de confirmar a compatibilidade do seu veículo, é só plugar o iPhone a entrada USB do carro e seguir as instruções na tela.

Existem alguns modelos compatíveis com CarPlay sem fios, porém são raros os modelos que contam com isso. Normalmente são carros de alto luxo como o novo Audi Q7. Porém, esse recurso não é tão interessante, porque seu iPhone não irá carregar mas sim descarregar enquanto você usa o CarPlay sem fio.

Meu carro não é compatível. Quer dizer que eu só posso ter CarPlay se trocar de carro?

Não, você também pode adquirir uma central multimídia para seu veículo compatível com o CarPlay. Existem algumas opções no mercado de marcas renomadas como Pioneer e Kenwood.

O CarPlay sem dúvidas faz a diferença na vida do usuário, mas o investimento em uma central compatível pode ser alto. Na dúvida, é melhor pedir a algum amigo que tenha esse recurso no carro para fazer um teste antes de bater o martelo. o Lado bom é que uma boa parte dos modelos 0 Km vendidos no Brasil já contam com a funcionalidade, entre eles o Onix, que é o carro mais vendido do país nas versões com a central multimídia MyLink mais recente.

Show Full Content
Anterior Os AirPods são incríveis
Próximo Paixão súbita por docinhos com Candy Crush

1 comentário em “Apple CarPlay: o que é e como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Descubra a hora para a foto perfeita

8 de agosto de 2019
Close