fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

A fim de tentar diminuir os acidentes de carro causados por distração resultante do uso de telefone celular, a Apple anunciou em 2014, junto ao lançamento do iOS 8 um novo recurso que ela chamou de CarPlay, que é uma forma de visualizar conteúdo do iPhone na central multimídia.

Interface do CarPlay rodando em uma central multimídia de um veículo Honda.

Você deve estar se perguntando como o CarPlay poderia reduzir acidentes ao passar o conteúdo que antes era visto no iPhone para a central do carro. Não seria basicamente trocar seis por meia dúzia?

Não seria.

Primeiro que o sistema é totalmente integrado à Siri. Portanto não é possível digitar mensagens. Para enviar, você deve ditar sua mensagem à Siri. Quando você receber mensagens, a Siri irá ler para você. Não existe teclado no CarPlay. E sim, funciona com WhatsApp.

Outro motivo é que a Apple limitou os Apps de terceiros que poderiam ser integrados ao CarPlay.

Inicialmente, só aplicativos de áudio como o Spotify poderiam se integrar ao CarPlay, mas com o iOS 12, ela liberou também para aplicativos de navegação. Com isso, é possível usar o Waze e o Google Maps diretamente na central multimídia do seu carro, sem necessidade de arrumar um local para pendurar o iPhone no painel.

Com o iOS 13 que será lançado em setembro, o CarPlay ganhará novidades, como um modo claro e a possibilidade de integrar a Siri a Apps de terceiros como o Waze.

CarPlay no iOS 13 rodando em modo claro.

Para usar as novidades do CarPlay no iOS não é preciso atualizar o sistema do carro, já que o software roda no iPhone.

Eu quero, como faço pra usar?

Primeiramente você precisa saber se seu carro é compatível com o CarPlay. Você pode verificar isso clicando aqui.

Depois de confirmar a compatibilidade do seu veículo, é só plugar o iPhone a entrada USB do carro e seguir as instruções na tela.

Existem alguns modelos compatíveis com CarPlay sem fios, porém são raros os modelos que contam com isso. Normalmente são carros de alto luxo como o novo Audi Q7. Porém, esse recurso não é tão interessante, porque seu iPhone não irá carregar mas sim descarregar enquanto você usa o CarPlay sem fio.

Meu carro não é compatível. Quer dizer que eu só posso ter CarPlay se trocar de carro?

Não, você também pode adquirir uma central multimídia para seu veículo compatível com o CarPlay. Existem algumas opções no mercado de marcas renomadas como Pioneer e Kenwood.

O CarPlay sem dúvidas faz a diferença na vida do usuário, mas o investimento em uma central compatível pode ser alto. Na dúvida, é melhor pedir a algum amigo que tenha esse recurso no carro para fazer um teste antes de bater o martelo. o Lado bom é que uma boa parte dos modelos 0 Km vendidos no Brasil já contam com a funcionalidade, entre eles o Onix, que é o carro mais vendido do país nas versões com a central multimídia MyLink mais recente.

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 3.8 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content
Anterior Os AirPods são incríveis
Próximo Paixão súbita por docinhos com Candy Crush

6 comentários em “Apple CarPlay: o que é e como funciona

  1. No caso dos carros da VW, não está aparecendo esta tela dividida conforme imagem acima (IOS13), acredito ser alguma restrição na versão da multimídia. Não deveria existir essas restrições já que quem está no “comando” é o iPhone…enfim….

    1. Verdade! Não deveria ter essa restrição! Mas acredito que possa estar ligado ao fato de não termos mapas com navegação curva a curva no Brasil.

      Vou investigar!

  2. No caso dos carros da VW, não está aparecendo esta tela dividida conforme imagem acima (IOS13), acredito ser alguma restrição na versão da multimídia. Não deveria existir essas restrições já que quem está no “comando” é o iPhone…enfim….

  3. Uso no meu carro e gosto muito. Muitos estão vindo com isso agora mas infelizmente aqui no Brasil eles colocam o preço lá no alto.

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Meu iPhone caiu na água, e agora?

Pânico zero.
Fechar
X