fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

Se você quer aumentar a segurança dos seus dados nos apps que você usa, precisará dar mais alguns passos e ativar novas camadas para proteção de dados. Mas não se preocupe: fique comigo para aprender como tudo isso funciona.

Camadas?

Se tirarmos por base o Telegram, ele te oferece 4 camadas de segurança:

  • a primeira deveria ser o SMS, e eu já explico porque ‘deveria’,
  • a segunda é a autenticação em dois fatores (2FA, também conhecido como TOTP),
  • a terceira é a autenticação em dois passos (2SA),
  • quarta é a senha para abrir o app.

Então em matéria de segurança de dados, o Telegram e outros apps te oferece muitas possibilidades, o problema é… você usa? O promotor Dallagnol usou?

Pois é, primeiro vou explicar porque o SMS foi por um tempo uma boa medida de segurança, mas hoje não mais…

Imagine o cenário que você esquece o seu celular em algum lugar ou até pior, você é roubado e subtraem seu aparelho, você está seguro, já que seu iPhone tem senha, certo? – Errado!

A pessoa que está em posse do seu aparelho nesse momento, pode não acessar de imediato seus dados, mas, ela pode tirar seu chip, colocar em outro aparelho e clicar naquele esqueci minha senha e pedir um código para reset por SMS.

O suposto ataque ao Telegram do Dallagnol se deu pela caixa postal, onde, resumidamente, os hackers ocuparam a linha dele e pediram o código de desbloqueio do Telegram pela caixa postal.

Fica a dica aí, se você não usa sua caixa postal, ou detesta ter sempre uma mensagem em silêncio porque alguém esqueceu de desligar a ligação antes, desabilite sua caixa postal e evite invasões.

Pra quem faz parte do canal do PodApps no Telegram, já sabe como fazer e já deve ter feito. Se você ainda não fez, corre lá, assina o canal, é grátis, e aumente os níveis de privacidade dos seus principais serviços, para isso é só clicar aqui.

Entrar para a Zona Segura

Autenticação em dois fatores

Continuando com as autenticações, 2FA (Two Factor-Authentication/Autenticação em dois fatores) consiste em ter uma segunda validação de que você é realmente você! O 2FA do Telegram fica no próprio app. Basta possuir um dispositivo conectado na sua conta que toda vez que alguém tentar se conectar você receberá um código de 6 dígitos.

Em outros serviços como Facebook, Instagram, Google, Microsoft, eles te entregaram um código QR e ao escanear este código você habilita o segundo fator de autenticação.

Todos os gerenciadores de senhas fazem isso, inclusive, haverá um sorteio do Enpass, um gerenciador de senhas completíssimo pra você que quer dar um upgrade nas suas senhas, no controle delas, na complexidade, no armazenamento de documentos, porque ele não é nada menos que um cofre, e guardamos em cofres o que nos é mais importante, não é mesmo?

Para participar, escute o episódio 21 do PodApps que eu te conto tudo lá, acompanhe neste link, escolha seu app de podcast preferido e ouça o PodApps. Mas, caso você não queira ganhar um gerenciador de senhas, você pode baixar um app específico pra isso.

Na sessão privacidade em podapps.tech/apps há uma seleção completa de apps para isso eu posso deixar aqui o StepTwo, Authy e Microsoft Authenticator.

‎Step Two
‎Step Two
Desenvolvedor: Neil Sardesai
Preço: Grátis+
‎Twilio Authy
‎Twilio Authy
Desenvolvedor: Authy Inc.
Preço: Grátis
‎Microsoft Authenticator
‎Microsoft Authenticator
Desenvolvedor: Microsoft Corporation
Preço: Grátis

Muita atenção que, por desconhecimento, ou não, alguns serviços oferecem para download o Google Authenticator, e não necessariamente precisa ser do Google, certo? Qualquer um desses oferecem maior privacidade de dados que a própria Google.

Autenticação em duas etapas

Agora vamos para o 2SA (Two Step Authenticator, ou, autenticação em duas etapas), este consiste em ter um segundo passo de validação, diferentemente do 2FA que é um código que você recebe por sms ou em um app terceiro, ou no caso do Telegram, que recebe dentro do próprio, o segundo passo é configurar uma pergunta secreta, uma senha a mais, vou usar como exemplo o Telegram novamente, já que ele possui todas as camadas de segurança existentes.

Ao cadastrar um segundo passo no Telegram, você vai escrever ali o que você quiser, e toda vez que você fizer login no Telegram, esta senha será requisitada, mesmo após você confirmar o 2FA que recebeu no app. Sem essa senha, ninguém terá acesso à sua conta, viu Dallagnol?

E o bom do gerenciador de senhas é que você poderá gerar uma senha praticamente inquebrável, digamos uma tipo essa que gerei agora “%v4RPuT2YxwX7s2v6U;tc/gECx%kB6w;T(c“,

É praticamente impossível memorizar uma senha dessa né? E nem precisa, o gerenciador memoriza pra você e quando precisar usar a senha basta abrir o app e ela estará lá, é só copiar e colar.

Por fim, a última etapa de segurança é a senha pra desbloquear o app, digamos que a pessoa já conseguiu desbloquear seu celular, já acessou emails, acessou tudo, tem acesso ao código de autenticação de dois fatores, mas você, como um usuário educado que é, se preveniu e fechou a ultima porta de acesso aos seus dados, a senha pra abrir o app, de preferência você configurou o TouchID ou FaceID, o que vai complicar um pouco mais o acesso aos seus dados, procure sempre utilizar as senhas mais complexas possíveis, no iPhone, não use 4 dígitos, use a senha alfa-numérica com letras e números.

Use sempre uma senha forte

Nos apps que não oferecem esta opção, use o máximo de números que permitir, e claro, não use datas conhecidas, data do nascimento do filho, do irmão, a própria data de nascimento. Tente achar um marco histórico pra facilitar, pra senhas de cartões de débito, que geralmente são 4 dígitos, use senhas como Tiradentes 2104, descobrimento do Brasil 1500, ataque as torres gêmeas, 2001, se for 6 dígitos acrescente o dia ou o mês, procure algo que você goste e transforme em número, você vai achar logo, isso vai ser tão pessoal que vai ser impossível descobrir e se mesmo for descoberto, vai ser muito difícil descobrir porque você escolheu essa sequencia de números.

E é isso aí pessoal, vou ficando por aqui, espero que usem e abusem dessas dicas, os apps estarão listados aqui, o PodApps continua firme e forte e torne-se um ouvinte e um apoiador, faça parte do Canal no Telegram e participe da Zona Segura, um grupo privado para assinantes do canal. Ouçam os episódios do PodApps, o podcast referência em privacidade no Brasil.

 

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 5 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Gustavo Saez
Gustavo Saez

 Teacher | Privacidade | Estóico |  Maníaco | Host do podcast parceiro do PdiP - PodApps - um podcast focado em privacidade.

Anterior Descubra os likes das fotos no Instagram
Próximo Como baixar Stories do Instagram

Comentários

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Professor do iPhone integra o chatbot Steve ao Bate-papo para Negócios da Apple

1º no Brasil a Implementar o Apple Business Chat
Fechar
X