Hoje trazemos para vocês a segunda parte da nossa conversa com a Carol González, especialista em criação de vídeos usando celular e stop motion, então, se você ainda não viu a primeira parte, pode fazer isto tocando aqui.
Carol Gonzalez é cineasta e especialista em animação stop motion. Com o stop motion, descobriu como juntar tudo que mais amava na vida: fotografia, vídeo e mão na massa. A frente da sua produtora Maria Marcolina Filmes, faz questão de se envolver em todas as etapas dos filmes. Para ela, referência nunca é demais e por isso adora aprender coisas novas. Acredita que o stop motion é uma forma mágica de tocar as pessoas, afinal, dar movimento ao que não se mexe só pode ser magia!
Quando começou a sua aventura com o Stop Motion?
-Minha relação com o stop motion já é coisa antiga. Desde criança eu brinco muito com a câmera e objetos na frente dela. Junto com meu irmão a gente brincava com a câmera antiga da minha mãe (que era aquelas tias que filmava as festas das crianças). Eu não sabia que o nome disso era stop motion, eu só fui descobrir isso 15 anos depois. Fiz faculdade de cinema, trabalhei com edição, trabalhei em agências, em festivais de cinema e também me tornei um pouco a tia que filmava a festa das crianças! E eu amo crianças, tenho uma conexão super forte com elas, a energia delas me encanta… mas eu não queria exatamente fazer aquilo da vida.
Ver essa foto no Instagram
Você aprendeu stop motion por conta própria ou buscou alguma especialização?
–Eu fiz diversos cursos para tentar entender em qual área do audiovisual eu gostaria de trabalhar e algo que poderia realmente me fazer feliz e foi nessa busca que eu reencontrei o stop motion e quis aprender mais profundamente sobre isso.
Comecei a estudar animação e vim para Barcelona no ano passado para fazer um mestrado em stop motion, que finalizei esse ano. Foi uma experiência incrível e hoje eu tenho certeza absoluta que quero fazer isso pro resto da vida.
Desenvolvi projetos para algumas marcas e sempre guardando e lembrando com carinho dessa memória da infância que eu contei pra vocês no outro texto. Um dia me deu um insight! Eu descobri que talvez fosse possível ensinar crianças a fazerem stop motion e assim também criar memórias incríveis nas vidas delas, mostrar pra elas que é possível dar vida aos brinquedos, contribuir para que as relações entre pais e filhos sejam mais produtivas, que as crianças desenvolvam a criatividade e enfim… trabalhar com tudo que eu mais amava.
Como as pessoas podem se desenvolver nesta técnica tão mágica?
Para aprofundar em algumas técnicas e facilitar a brincadeira e o aprendizado, eu criei um curso 100% online que além de ensinar muito sobre stop motion, pode criar momentos únicos entre os pais e as crianças que se tornarem alunos.
O curso possui 5 módulos que serão liberados aos poucos durante 3 semanas, para que você e as crianças possam entender e aplicar com calma cada exercício, aos finais de semana ou no tempo vocês tiverem livre. No dia 11 de setembro às 20h eu vou apresentar esse curso para o mundo com uma aula muito especial.
O stop motion é muito importante na minha vida e também pode ser na qualquer pessoa. Essa pode ser uma forma muito bacana de ter tempo de qualidade com as crianças e sem contar que aflora muito a criatividade.
Tudo que você vai precisar é de um celular com câmera e muita boa vontade!