fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

No início deste ano, um editor do The Times’s Privacy Project me perguntou se eu estaria interessado em ter toda a minha atividade digital rastreada, examinada em detalhes meticulosos e depois publicada – você sabe, para jornalismo. “Hahahaha”, disse eu, e depois acho que fiz uma piada “Me pague o jantar primeiro”, mas afinal, ele estava falando sério. O que poderia eu dizer? Eu sou novo aqui, eu gosto de ajudar, e, convenientemente, não tenho nada a esconder.

Assim como uma endoscopia, o projeto envolveu uma preparação especial. Tive que instalar uma versão do navegador Firefox que foi criada por pesquisadores de privacidade para monitorar como os sites rastreiam os dados dos usuários. Por vários dias nesta primavera, vivi minha vida através deste Firefox Invasivo, que registrava todos os sites que eu visitava, todos os servidores de rastreamento de publicidade que estavam assistindo minha navegação e todos os dados que eles obtinham. Então eu carreguei os dados para os meus colegas do The Times, que reconstruíram minhas sessões web na imagem gloriosamente invasiva da minha vida digital que você vê aqui. (O projeto nos aproximou muito; entre outras coisas, eles puderam ver minha localização física e minhas senhas, que eu mudei desde então).

O que encontramos? A grande história é como você esperaria: que tudo o que você faz online é registrado em detalhes obscenos, sem nenhuma privacidade. E ainda assim, mesmo esperando isso, fiquei impressionado com a escala e os detalhes do rastreamento; mesmo para pequenos detalhes na web, quando entrei no Invasive Firefox apenas para verificar os fatos e acompanhar as notícias, a quantidade de informações coletadas sobre minhas atividades me impressionou.

Acompanhe abaixo a minha trajetória por 47 sites ?



O evento aqui documentado ocorreu no mês de Julho. Na época, eu estava escrevendo uma coluna sobre a estratégia política pesada da Elizabeth Warren, que envolvia muitas buscas no Google, muitos vídeos do YouTube e muitas visitas a sites de notícias e sites dos próprios candidatos. Assim que eu entrei naquele dia, eu estava lotado – rastreadores de anúncios me cercaram, e, identificando-me por um número de 19 dígitos, que seria como uma etiqueta de prisioneiro, então, eles me seguiram de página em página enquanto eu navegava pela internet.

Olhando para esta imagem de apenas algumas horas online, o que me chama a atenção agora é o quão comum é uma cena que ela retrata: Eu não precisava visitar nenhum site sombrio ou fazer nenhuma busca inconveniente – eu só precisava me aventurar em algum lugar, em qualquer lugar, e fui observado. Isto está acontecendo todos os dias, o tempo todo, e a única razão pela qual estamos OK é que está acontecendo nos bastidores, nas sombras confortáveis. Se todos nós tivéssemos imagens assim, poderíamos nos revoltar.

Aonde eu moro

Este rastreador para advertising.com recebeu minha localização quase exata como latitude e longitude – cerca de 400 metros da minha localização real. Vários outros rastreadores coletaram informações sobre onde eu estava, incluindo minha cidade, estado, país e CEP. Eles basearam isso através do meu endereço IP, então eu não tive chance de optar por não participar. Eles usam os dados para conduzir publicidade direcionada, mas também podem usá-los para rastrear para onde estou indo e construir uma imagem mais detalhada de meus interesses e atividades.

Widgets ou rastreadores?

Scripts de rastreamento como este para o Twitter permitem que sites adicionem recursos úteis como botões de compartilhamento. Mas os scripts muitas vezes dobram como trackers para gravar visitas ao site e construir perfis sobre os usuários. Neste caso, o Twitter pode usar a informação sobre esta página para sugerir novos seguidores ou vender publicidade mais direcionada na sua plataforma.

ID: 5535203407606041218

A internet não foi construída para rastrear pessoas através de sites. Mas isso não impediu os anunciantes. Eles desenvolveram tecnologia para compartilhar identificadores entre sites. Essa linha conecta todos os rastreadores que estavam compartilhando um dos meus IDs exclusivos, criado pela empresa de publicidade AppNexus como eu naveguei na internet e, em seguida, armazenados no meu navegador para outros usarem. Eu tinha cerca de uma dúzia de IDs compartilhadas entre os sites que visitei, mas esta estava presente em oito páginas diferentes, compartilhadas com quase uma dúzia de rastreadores e anunciantes, incluindo Amazon, Yahoo, Google e empresas menos conhecidas como SpotX e Quantcast.

Impressões digitais

Mesmo quando as empresas não têm um ID para me rastrear, elas podem usar sinais do meu computador para adivinhar quem eu sou em todos os sites. Em parte é por isso que rastreadores como este receberam mais informações sobre o meu computador do que você poderia imaginar ser útil, como por exemplo, o tamanho preciso da minha tela. Outros rastreadores receberam minha resolução de tela, informações do navegador, detalhes do sistema operacional e muito mais.

Rastreamento Eleitoral

Os sites das candidatas presidenciais democratas Elizabeth Warren e Pete Buttigieg também estavam participando do rastreamento on-line agressivo. Seus sites enviaram dados para Facebook, Twitter, Google, Amazon e cerca de uma dúzia de outros rastreadores de terceiros. O site de Warren também enviou minha latitude e longitude para a Heap Analytics, juntamente com um campo indicando se eu estava vivendo em um estado primário (não estava).

Sites de notícias foram os piores

Entre todos os sites que visitei, os sites de notícias, incluindo o The New York Times e o The Washington Post, eram os que tinham mais recursos de rastreamento. Isto é em parte porque esta categoria de sites oferecem mais anúncios, que carregam mais recursos e rastreadores adicionais. Mas os sites de notícias muitas vezes se envolvem em mais rastreamento do que outros setores, de acordo com um estudo da Princeton.

Google, Google, em qualquer lugar

Os próprios domínios do Google não contêm tantos rastreadores. O mesmo se aplica ao Facebook. Mas isso é porque eles colocam a maioria dos seus rastreadores em outros sites. O Google esteve presente em TODOS os sites que visitei, recolhendo informações sobre o local onde vivo, o dispositivo que utilizei e tudo o que vi.


E você que leu tudo isso, se sente confortável sabendo disso tudo? Ficou preocupado? Quer saber como se proteger e/ou aumentar os níveis de privacidade dos seus dados?
Ouça o PodApps, o podcast #1 em privacidade! Com ele você aprende a lidar com essas (sua) informações, quem são os piores “Stalkers” do mercado e como evitá-los.

Faça parte do Canal do PodApps no Telegram. Nele só há informações sobre privacidade, noticias e recomendações, inclusive recomendações de alternativas para Google, Facebook, WhatsApp e muito mais.

Assine o Canal Ouvir episódio

Não deixe de conferir também este artigo sobre o funcionamento de VPNs e Bloqueadores de conteúdo ?

Bloquear Anúncios Aprender VPN
Esta é uma história real de Farhad Manjoo e foi traduzido e adaptado para nossos leitores brasileiros.
Fonte: New York Times
Veja na íntegra, em inglês, acesse aqui

 

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 0 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Gustavo Saez
Gustavo Saez

 Teacher | Privacidade | Estóico |  Maníaco | Host do podcast parceiro do PdiP - PodApps - um podcast focado em privacidade.

Anterior Como usar seu Apple Watch para emagrecer
Próximo Como Limpar os AirPods

1 comentário em “Foram 47 sites e centenas de rastreadores

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Como usar o atalho Youtube PiP no iPhone

Fechar
X