Um dos temas mais polêmicos é a famosa bateria, que sempre gera dúvida em muita gente por aí. Neste post vamos entender mais sobre a eficiência da sua bateria, métodos de conservação, como aumentar o tempo de duração da bateria e o que não devemos fazer para que ela não degrade antes do tempo previsto, além é claro, de responder as 5 dúvidas mais comuns sobre a bateria deste dispositivo eletrônico.

Como a bateria do iPhone é carregada?

Comparadas com as baterias com tecnologia tradicional, as de íon de lítio carregam bem mais rápido e duram bem mais também. Elas conseguem armazenar mais carga e ao mesmo tempo serem menores. Quando você sabe como elas funcionam, pode aproveitar ao máximo a capacidade da sua bateria.

Carregamento em 2 estágios

O seu iPhone usa um carregamento rápido para chegar até 80% da carga do seu iPhone, e então, depois faz um carregamento mais lento até os 100%. Isso é conveniente para você ter seu iPhone com mais carga em menos tempo. Lembrando que isto varia com os ajustes do seu iPhone e também com o as configurações do seu carregador.

Atenção

Caso o seu iPhone esteja em um local muito quente, o software pode limitar a velocidade do carregamento para evitar sobrecarga.

Dicas para Conservar a sua Bateria

  • Mantenha o iOS sempre Atualizado
    As atualizações do iOS sempre trazem melhorias e correções de erros. Desta forma, ele poderá entregar melhor performance com menos consumo de energia.
  • Em dias quentes, remova a capa antes de carregar
    Além de melhorar e facilitar a troca de calor com o meio ambiente, a ausência da capa reduz o efeito estufa, que como consequência acelerará o carregamento da bateria como também prolongará sua vida útil.
  • Use seu dispositivo na temperatura adequada
    O iPhone foi projetado para operar em temperaturas que vão de 0ºC a até 35ºC. Evite expor seu aparelho a temperaturas superior a 35ºC. Isto pode causar danos permanentes a sua bateria que não são cobertos a sua garantia e também não carregará seu dispositivo corretamente.

Otimizando as configurações do seu iPhone

Existem alguns ajustes que podem ser realizados, independentemente de como você utilize o seu iPhone que ajudarão a fazer sua bateria durar mais e ser mais saudável.

  • Otimize o brilho da tela do seu iPhone
    Dê preferência ao Brilho automático ou use-o de forma reduzida. Para ativar o Brilho automático, acesse Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptações de tela > e ative o Brilho Automático
  • Dê preferência ao Wi-Fi
    Opte por usar a rede Wi-Fi sempre que disponível. Além de em algumas situações ser mais rápida, o sinal é mais estável e consome também menos energia.
  • Desative a atualização em segundo plano nos dados celulares
    Ao utiliza dados celulares para realizar atualizações em segundo plano de Apps, além de consumir mais bateria, você também estará promovendo o consumo de mais dados da sua franquia de dados contratado na sua operadora. Acesse Ajustes > Geral > Atualização em Segunda Plano > Toque em Atualização em Segundo Plano > Escolha a opção Wi-Fi.
  • Ative o Modo Carregamento Otimizado (iOS 13 somente)
    Com o modo de Carregamento Otimizado, o iPhone aprende a sua rotina diária de carregamento para carregá-lo de forma otimizada. Acesse Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria > Habilite Carregamento Otimizado

Saúde da bateria

A Apple incorporou no iOS um sistema que permite que você veja o Status da Saúde da sua Bateria. Vamos explorar neste tópico as opções e os recursos disponíveis.

Para conhecer o Status da Saúde da Bateria do seu iPhone, acesse Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. A tela “Saúde da Bateria” inclui informações sobre a capacidade máxima da bateria, bem como sobre a capacidade de desempenho máximo.

A capacidade máxima da bateria avalia a capacidade da bateria do dispositivo em relação à quando ela era nova. À medida que envelhece quimicamente, a bateria apresenta uma redução da capacidade, que pode resultar em menos horas de uso entre as cargas.

Uma bateria normal é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em até 1 ano. Caso o seu iPhone apresente essa condição, leve-o até uma Assistência Apple para que seja feito avaliação de diagnóstico adequadamente. Reparos dentro da garantia são executado sem custo desde que constatado defeito de fabricação.

Perguntas mais frequentes

  • Usar carregador similar ou primeira linha pode danificar a bateria?
    Sim. O uso de uma carregador não certificado com o selo MFi (Made For iPhone) pode danificar a bateria do seu dispositivo.
  • Posso usar sempre o Modo de Pouca energia?
    Sim. Não há problema algum em manter este modo ativado. Durante carregamento, se estiver próximo a uma rede Wi-Fi, recomendo desativar para que backups e sincronizações possam ser realizadas.
  • Meu iPhone está com 80% de saúde de bateria. O que devo fazer?
    Deve ser levado à uma Assistência Apple e realizar a substituição.
  • O Carregamento por indução estraga a bateria do iPhone?
    Não. Pode usar sem medo.
  • Como o Modo Pouca Energia economiza bateria?
    Este modo desabilita algumas configurações do iPhone, como sincronização do Mail, atualização de apps em segundo plano, AirDrop, sincronização do iCloud e o recurso de Continuidade.
  • Meu iPhone está esquentando muito
    Verifique se não há alguma aplicativo em segundo plano com processamento ativo, isto é, um filme sendo baixado, um download no Safari, ou um backup no iCloud. Retire a capa para ajudar na dissipação do calor.
  • Meu iPhone está quente e lento. O que devo fazer?
    Bloqueie o seu iPhone e aguarde alguns minutos antes de voltar a usá-lo.

Neste post você aprendeu mais sobre como cuidar da sua bateria, obteve dicas de conservação e também aprendeu a explorar os recursos do gerenciamento do Uso da bateria. Compartilhe com seus amigos que possuem dúvidas sobre a bateria do iPhone e deixe um comentário para eu saber o que você achou.

Até logo!

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Papéis de parede controversos para o seu iPhone
Próximo As Surpresas da App Store

4 comentários em “Como otimizar a bateria do iPhone e dúvidas mais comuns

  1. Tive uma dúvida esses dias, conversando com um amigo. O melhor é deixar a bateria “quase” esvaziar antes de carregá-la, ou manter sempre que possível no carregador, para a “saúde” da bateria?
    Muito grato pelo material que vc compartilha! ???

    1. Oi Ricardo! Fico feliz que goste do conteúdo! ?

      Não é necessário descarregar por completo antes de carregar. No iPhone, o que importa são os ciclos, e ciclo é a soma de todas as recargas que você faz até totalizarem 100%.

      ? Exemplo

      ? Se você está com o iPhone com 100% de bateria, usa e descarrega até praticamente desligar e depois carrega novamente até 100%, logo, você carregou 100%, que é igual a 1 ciclo.

      ? Se você tem um iPhone com 100% de carga, usa até 80%, depois carrega de novo até 100% e faz isso mais 4 vezes, a soma dessas 5 recargas de 20% totalizam 100%, que também é o equivalente a 1 ciclo.

      Entendeu a lógica?

      E você tem 500 ciclos para usar até que a saúde da bateria chegue a 80% 😉

      Para prolongar a vida útil e garantir que esses ciclos sejam consumidos da forma certa é importante prestar atenção nos acessórios que usa, e, se for em um dia muito quente, usar menos o aparelho, pois o calor acelera a reação química e pode fazer a bateria perder ciclos de recarga (afinal, a bateria é um produto químico).

      Espero ter ajudado,

      Até logo ?

Deixe uma resposta

Faça login ou cadastre-se usando as redes sociais abaixo:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça agora

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

88% de todos os iPhones e iPads rodam o iOS 12

8 de agosto de 2019
Fechar
Victor Moreno
Faça parte da minha Lista VIP! Junte-se a mais de 14 mil pessoas e receba dicas e informações na sua caixa de e-mail!
Holler Box