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Diretrizes de bem-estar digital para pais durante a pandemia do COVID-19

Versão traduzida

Neste período sem precedentes, a tecnologia se tornou parte do tecido social de uma maneira mais profunda e íntima do que nunca – para aqueles que têm acesso a ela, a tecnologia tem sido uma tábua de salvação social. Infelizmente, nossa crescente dependência da tecnologia não diminui os desafios e perigos que ela representa.

Oferecemos as diretrizes abaixo na esperança de que eles ajudem os pais que estão se sentindo sobrecarregados tentando navegar pela quantidade de tecnologia usada na vida de nossos filhos e na nossa. Tornar a tecnologia mais uma ferramenta para o bem-estar, e não um obstáculo.

Também é importante lembrar que muitos desses produtos não estão do seu lado. As plataformas de mídia social que muitos pais e filhos usam para obter lucro diário, mantendo-nos rolando, clicando e assistindo. O resultado é um sistema que cria dependência, auto-obsessão, desinformação e conteúdo que ultraja e polariza. As crianças estão enfrentando alguns dos piores efeitos dessa economia de atenção prejudicada.

Durante anos, o Centro de Tecnologia Humana (CHT) trabalha para criar as condições para uma tecnologia mais humana que apóie o bem-estar, a conexão, a democracia e a verdade compartilhada.

Até que isso seja alcançado, oferecemos as diretrizes abaixo, na esperança de que sejam úteis para você e sua família.

🦅 Sinta-se consciente

Reserve um tempo para refletir sobre como está funcionando ou não o seu bem-estar digital. Pergunte a si mesmo e a seus filhos não apenas “você gosta do aplicativo ou jogo X”, mas “como esse aplicativo ou jogo faz você se sentir, durante e após o uso?” Você pode aprender muito com esse exercicio.

Perguntas a serem feitas:
👉 Que pensamento, sentimento ou impulso levou você a pegar o seu dispositivo?
👉 Ao rolar pelo feed, que tipo de pensamento surge?
👉 Que tipo de emoções surgem?
👉 O que acontece com a sua respiração?
👉 Como está o seu coração?

🧠 Seja ‘Por que’

Faça um esforço para usar a tecnologia como uma ferramenta, em vez de um fim em si mesmo. Ao usar a tecnologia, vamos comunicar o “porquê” a nossos filhos e pedir que eles comuniquem o deles.

“Estou pegando meu telefone para enviar à sua mãe algo de que ela precisa para a consulta médica. Vou desligar logo após enviar a mensagem.” “Sei que estou muito no meu computador hoje, mas estou trabalhando. Este momento é como nossa família coloca comida na mesa. ”

É difícil ter um relacionamento saudável com a tecnologia e você provavelmente não será capaz de se comunicar ou usá-lo intencionalmente o tempo todo. Admitir quando caímos na toca do coelho não é apenas bom, mas também pode dar um bom exemplo de compartilhar honestamente e reconhecer a dificuldade.

Perguntas a fazer a nós mesmos:

👉 Por que estou alcançando meu dispositivo?
👉 Como essa tecnologia está realmente melhorando minha vida?
👉 Essa tecnologia está servindo como um substituto bem-sucedido de algo que falta durante a pandemia (isto é, exercício ou educação)?
👉 Estou sendo um modelo técnico? 
👉 Quando estou usando a tecnologia sem pensar, estou tomando posse disso com minha família?

📱 Todo o tempo da tela não é igual

As ferramentas que medem o tempo da tela consideram igual o tempo da tela, mas o que está acontecendo na tela é muito mais relevante do que a própria tela.

Em vez de tentar remover todas as telas de nossas vidas, considere o tipo de atividade que você e seus filhos estão fazendo nas telas. Por exemplo, criar ou manter conversas geralmente é melhor para o bem-estar do que rolar passivamente ou consumir o conteúdo de outras pessoas.

Desenhar e fazer vídeos de dança são atos criativos, mas são bem diferentes de postar essas criações on-line e verificar repetidamente quantos gostos / comentários cada criação recebeu. Este último pode se transformar em comportamento de “caça-níqueis” , que é mais arriscado para a saúde mental.

Também há diferença entre duas ou mais pessoas olhando para uma tela e trabalhando juntas (por exemplo, jogos como HQ e Heads Up ) e uma rolagem individual isolada (por exemplo, Candy Crush). O primeiro é mais como se reunir para jogar um jogo de tabuleiro.

Perguntas a serem feitas:
👉 Estou envolvido no comportamento de “caça-níqueis”? Por exemplo, rolar infinitamente para obter uma recompensa emocional ocasional? Verificando repetidamente meus gostos para ver quantos existem ou quem gostou do meu post?
👉 Que valores esse conteúdo / jogo ensina?
👉 Como posso usar o que estou consumindo como fonte de inspiração para criar algo próprio?
👉 O que estou aprendendo?
👉 Qual é o meu motivo para publicar? Como seria se ninguém gostasse disso?

Durante o COVID, os pais têm um difícil ato de equilíbrio entre tantas variáveis desafiadoras e estressantes. Compreender melhor as intenções de nossa família usando a tecnologia, avaliando as compensações e ser informado sobre alternativas são maneiras importantes de manter nossa sanidade e criar um uso mais saudável da tecnologia agora e no futuro.

Fiquem bem e sejam gentis consigo mesmos!
Equipe CHT

A versão original em inglês pode ser acessada em tocando neste link.

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