fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

Nos dias de hoje, com o nosso dia a dia que é uma correria, quem tem tempo de pensar em espetar o telefone no computador para fazer um backup das fotos?

Pois é. Pois é. E temos que guardar nossas fotos bem protegidas, certo?

Há alguns anos atrás não tínhamos a nuvem tão difundida quanto é hoje, mas, ela está aí, presente no nosso dia a dia para organizar a nossa vida pessoal, agenda, contatos, calendários. E, por que não as nossas queridas fotos?

Neste artigo vamos de explicar tudo que você precisa saber sobre o Fotos do iCloud, o serviço da Apple que armazena as suas fotos na nuvem e sincroniza automaticamente entre todos os seus dispositivos da Apple e no iCloud.com.

Na prática o que este serviço faz é armazenar automaticamente a sua foto na nuvem quando você tira uma foto dos seus filhos, ou, da sua sobrinha fofinha. Sem cabos ou computadores, a foto é enviada para a sua nuvem pessoal e por lá ela fica guardada, bem segura.

Alguns dos recursos mais legais do Fotos do iCloud são:

  • Armazenar as fotos seguramente na nuvem
  • Sincronizar entre todos os dispositivos
  • Criar álbuns personalizados e enviá-los aos seus amigos
  • Restaurar versão original das fotos após edição
  • Restaurar fotos apagadas há menos de 30 dias

Se você usa um iPhone, há 99% de chances do recurso já estar ativado.

Ativando o Fotos do iCloud

Você não tem certeza se todas as suas fotos estão seguras e salvas no seu iCloud? Tudo bem! Vamos te ajudar! E não fique preocupado caso esteja desativado, ao realizarmos o procedimento abaixo, as fotos antigas serão automaticamente enviadas e armazenadas na sua nuvem pessoal.

  1. Acesse Ajustes > [seu nome] > iCloud.
  2. Toque em Fotos.
  3. Caso necessário, toque para ativar o Fotos do iCloud.

Pronto! Após seguir estes passos e as suas fotinhas serão armazenadas na nuvem.

O plano gratuito começa com 5gb de dados. Se você tem costume de tirar muitas fotos talvez seja necessário aumentar a capacidade do seu plano. Existem opções de 50gb, 200gb e 2 tb.

Verificar o armazenamento do iCloud

Do seu iPhone/iPad você pode consultar o quanto as fotos estão utilizando espaço do seu armazenamento do iCloud.

Na série de posts abaixo você confere o passo a passo ilustrativo de como realizar esta consulta, diretamente do seu iPhone ou iPad.

E se você quiser aumentar o tamanho do seu armazenamento do iCloud, faça isso seguindo os passos abaixo:

  1. No iPhone, iPad ou iPod touch, acesse Ajustes > [seu nome].
  2. Toque em iCloud > Gerenciar Armazenamento. 
  3. Toque em “Mudar plano de armazenamento” para fazer alterações. 

Otimizando as fotos do iCloud e liberando espaço

Quando você usa o iCloud e apaga uma foto ou vídeo de um dispositivo, o item também é apagado em todos os outros dispositivos nos quais você iniciou sessão com o mesmo ID Apple. Portanto, a não ser que você tenha uma backup das suas fotos, excluí-las não é uma boa alternativa.

Se a sua intenção é liberar espaço do seu iPhone você pode usar a função de otimização. Acesse Ajustes > Fotos > ative “Otimizar Armazenamento no Dispositivo”.

Com esta função ativada, o app Fotos libera espaço automaticamente, quando for necessário, substituindo as fotos e vídeos originais pelas versões com tamanho apropriado para o seu dispositivo. Todos os vídeos e fotos originais e em resolução máxima ficam seguros no iCloud, e você poderá fazer download deles quando quiser, tocando no botão para editar a foto ou compartilhando ela por e-mail, WhatsApp, ou, outro método.

Otimizando ao extremo

Se mesmo com a função de otimização você achar que muitas fotos estão ocupando espaço no seu dispositivo, você pode desativar o Fotos do iCloud e ativá-lo em seguida para baixar uma versão otimizada de todas as fotos.

Ao acessar Ajustes > Fotos e selecionar a opção para desativar o Fotos do iCloud, por mais estranho que possa soar, a opção a ser escolhida é Apagar do iPhone. Neste momento o iPhone irá excluir todas as fotos do seu app Fotos.

FIQUE TRANQUILO.

Suas fotos ainda estão salvas e seguras no seu iCloud! Você somente está excluindo elas do seu iPhone.

Em seguida abra o app Fotos e observe que as suas fotos estão sendo deletadas do seu iPhone. Dependendo de quantas fotos você tiver, isso pode demorar alguns minutos.

Após todas as fotos serem deletadas, basta ativar novamente o Fotos do iCloud no menu Ajustes.

Caso alguma foto ainda permaneça no app fotos, exclua-a manualmente antes de ativar o Fotos do iCloud, caso o contrário, ocorre o risco de você ter fotos duplicadas e ocupando espaço duplicado no iCloud, pois, ao ativar o Fotos do iCloud novamente, o iPhone vai entender aquelas como fotos novas e que precisam ser enviadas para o iCloud.

Ah lembre-se também de apaga-las da sessão apagadas.

Observações importantes

Este procedimento não preservará fotos que ainda não foram sincronizadas com o iCloud. Neste caso, recomendo que acesse iCloud.com e verifique se todas as fotos estão sincronizadas antes de prosseguir.

Este procedimento também não resolverá problema de falta de sincronização por falta de espaço no iCloud. Neste caso, somente liberando espaço no iCloud ou, aumentando o armazenamento.

Aproveite as dicas e guarde todos os seus momentos e fotos bem seguros na nuvem, no seu iPhone e em todos os seus dispositivo, junto com você!

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 5 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Baixe os novos papéis de parede do App Casa no iOS 13
Próximo 7 Dicas para quem vai pegar um voo

Comentários

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Conheça o novo teclado QuickPath do iOS 13

Fechar
X