Quando nosso plano de dados está acabando ou estamos em uma área com sinal de celular fraco, as tentadoras redes wi-fi abertas aparecem. E de certa forma, elas se tornam muito atrativa. Porém, ao mesmo tempo em que oferecem praticidade, elas podem trazer riscos à segurança e à privacidade. Afinal, estão entre os pontos de acesso preferidos de hackers para a prática de ataques virtuais. Desta forma a melhor forma de se proteger é a prevenção.

Por si só, o iPhone é um dispositivo muito robusto em termos de segurança. Além disso, as atualizações automáticas do iOS ajudam a zelar pela sua proteção. Mesmo assim, é importante atentar a algumas informações importantes.

O cadeado da segurança

Quando você usa um app de banco é obrigatório que o mesmo tenha um protocolo de segurança que criptografa seus dados que atravessam a internet, independente da transmissão que é realizada, pois, somente o banco possui a chave para decifrar suas senhas e outras informações importantes.

Então as dicas a seguir são úteis para proteger suas informações e dados sensíveis durante a navegação na internet, usando o Safari ou outro navegador. Fáceis de implementar, elas ajudam a evitar as armadilhas escondidas em redes wi-fi públicas ou abertas. Entre elas, a captação de tráfego de dados

Quando você navega por sites seguros, um cadeado de segurança é apresentado. Preste mais atenção a este tipo de informação, principalmente se estiver tentando fazer algum compra usando rede wi-fi pública.

Mas por que a rede wi-fi pública?

Quando navega-se por uma rede wi-fi pública a capacidade de um hacker posicionar-se entre você e o ponto de conexão é muito maior. Ela está aberta a diversas pessoas. Então, em vez de falar diretamente com o ponto de acesso, você está enviando suas informações para o hacker, que pode retransmiti-las.

Fique atento também aos sites que se parecem com os verdadeiros, mas na verdade são falsos e tentam captar informações suas.

Caso desconfie de algum link ou arquivo de anexo, não abra. Evite até mesmo abrir qualquer site ou e-mail suspeito, pois os esquemas de phishing estão cada vez mais sofisticados. Assim, até mesmo anexos aparentemente confiáveis podem possibilitar brechas para ataques virtuais.

Use uma VPN

Uma conexão de rede virtual privada (VPN, virtual private network) é essencial para se conectar a sua empresa por uma conexão desprotegida, como um ponto de acesso de Wi-Fi. Mesmo que um hacker consiga se posicionar no meio de sua conexão, os dados estarão criptografados com toda segurança. Já que a maioria dos hackers procura alvos fáceis, provavelmente eles não perderão tempo tentando descriptografar suas informações.

Em se tratando de VPN para iPhone, uma excelente pedida é o 1.1.1.1. Além de deixar a internet mais rápida e segura, você está criptografando e tornando privado a informação que sai do seu iPhone e vai de encontro com o servidor de destino, e vice-versa.

The app was not found in the store. 🙁

Se precisa de mais informações para configurar uma VPN no seu iPhone, confira nosso artigo especial.

Com estas dicas você pode dar mais um passo em direção a uma navegação mais segura e comprometida com a privacidade.

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Como fazer Fotos em Modo Retrato em qualquer iPhone com o app Focos
Próximo Confira os novos recursos de edição de fotos do iOS 13

2 comentários em “Proteja-se na rede wi-fi

  1. Acho muito importante abordar essas questões de segurança da forma que estão sendo abordadas. Eu mesma já quase caí em golpes. Continuem assim!!

    Adoro te seguir pelo Instagram e agora aqui no blog também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Explore novos mundos com AR

26 de maio de 2019
Close