Os smartphones ainda não são substitutos completos das câmeras profissionais, mas a Apple está tornando a câmera do iPhone melhor a cada ano.

E junto com o iPhone 11 e 11 Pro veio um novo recurso: o Deep Fusion. Além de várias melhorias significativas na configuração de suas câmeras, incluindo sensores aprimorados, uma lente de ângulo ultra amplo, modo noturno e selfies em câmera lenta, o Deep Fusion é um novo jeito de capturar fotos no iPhone utilizando Aprendizado de Máquina Profundo e Fotografia computacional.

Como ele funciona?

Segundo a Apple, o novo modo Deep Fusion usa o novo chip A13 Bionic do iPhone 11 para fazer “processamento de fotos pixel por pixel, otimizando textura, detalhes e ruído em todas as partes da foto. Essencialmente, ele funciona de maneira semelhante ao Smart HDR da câmera do iPhone, que tira várias fotos com exposições variadas e as combina para maximizar a clareza na imagem final. Onde eles diferem é na quantidade de informações que precisam ser processadas.

O Deep Fusion analisa cada pixel individualmente em cada foto. Algo que nunca foi feito antes em qualquer telefone, para tornar as fotos muito mais brilhantes e nítidas, especialmente em ambientes com boa quantidade de luz, ou seja, nem muita luz, nem pouquíssima, a ponto de ativar o Modo Noite.

Comparação entre o Smart HDR e o Deep Fusion (Direita) (Fonte: Mashable)
Comparação entre o Smart HDR e o Deep Fusion (Direita) (Fonte: techgaming.pk)

Como é possível notar, no iPhone 11 com Deep Fusion ativado, as fotos possuem mais nitidez e informação de captura, o que contribui bastante na hora de realizar uma edição mais avançada.

O que o Deep Fusion está fazendo em segundo plano é bastante complicado e avançado. Ao pressionar o botão do obturador em luz de condições favoráveis, a câmera tira imediatamente nove fotos: quatro imagens curtas, quatro secundárias e uma foto de longa exposição. Ele funde a exposição longa com o melhor entre as imagens curtas. Em seguida, o processador passa pixel por pixel e seleciona os melhores elementos de ambos para criar a foto mais detalhada possível. Tudo isso ocorre em um segundo.

Assim que você captura uma foto, todo este pós-processamento da imagem acontece em seu álbum. Assim, quando você abrir o rolo da câmera para vê-lo, o efeito já terá sido implementado. Isso s[o é possível graças ao chip A13 Bionic, que é o processador mais forte já colocado em um smartphone.

Como ativar?

Para ativar o Deep Fusion no seu iPhone você precisa desativar o recurso de Capturar Fotos Fora da Moldura. Este permite o iPhone tirar várias fotos simultaneamente com cada uma das suas lentes.

Por exemplo, se você tiver a configuração ativada e tirar uma foto com sua lente grande angular, também poderá acessar as fotos e ver a mesma foto tirada com as outras lentes. E na ao dar um zoom na edição da imagem, o iPhone selecionará a imagem da melhor lente, para não ter perda de qualidade. Mas, conforme explicado acima, você precisa desativar essa configuração para usar o recurso Deep Fusion.

Para ativar o Deep Fusion e ter uma imagem mais nítida:

  1. Abra o app Ajustes
  2. Escolha a Opção Câmera
  3. Desative a opção “Capturar Fotos fora da moldura”

Portanto, se você tem um modelo do iPhone 11, suas fotos estão prestes a se tornar muito mais realistas e avançadas ao ativar este recurso.

Até logo ?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Conheça o Jumbo, o seu assistente de privacidade
Próximo Conheça o 9:41, o Podcast do Professor do iPhone

Comentários

Deixe uma resposta

Faça login ou cadastre-se usando as redes sociais abaixo:



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça agora

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Como criar uma nova conta do iCloud

15 de agosto de 2019
Fechar
Victor Moreno
Faça parte da minha Lista VIP! Junte-se a mais de 14 mil pessoas e receba dicas e informações na sua caixa de e-mail!
Holler Box