5G é a quinta geração de redes celulares. Até 100 vezes mais rápido que o 4G, o 5G está criando oportunidades nunca antes vistas para pessoas e empresas.
Velocidades de conectividade mais rápidas, latência ultrabaixa e maior largura de banda abre novas oportunidades para pessoas e empresas.
É também a porta de entrada para tecnologias futuristas, como a do Metaverso, e-health, veículos conectados a sistemas de tráfego e jogos online em smartphones.
Com a tecnologia 5G, tudo vai ficar mais rápido: assistir filmes, Netflix, baixar músicas, e sem gargalos e atrasos. É muito mais oportunidade com a ultravelocidade.
Como 5G afeta a minha vida?
O 5G foi projetado para fazer uma variedade de coisas que podem transformar nossas vidas, incluindo velocidades de download mais rápidas, baixa latência e mais capacidade e conectividade para bilhões de dispositivos, especialmente nas áreas de realidade virtual (VR), internet das coisas e inteligência artificial (IA).
Por exemplo, com o 5G, você pode acessar experiências novas e aprimoradas, incluindo acesso quase instantâneo a serviços em nuvem, jogos em nuvem para vários jogadores, compras com realidade aumentada, tradução e colaboração de vídeo em tempo real e muito mais.
O 5G já está disponível no Brasil?
Sim! A primeira versão do 5G, o 5G DSS já está rodando o brasil há mais de 1 ano. Neste ano mais de 10 capitais já receberam o 5G NSA/SA e mais outras
Qual a diferença entre o 5G DSS, 5G NSA e 5G SA?
5G DSS, 5G NSA e 5G SA são formas como a tecnologia 5G foi implementada e isso muda afeta diretamente a sua performance.
5G DSS: Esta tecnologia utiliza a rede 4G para viabilizar a sua instalação. Você terá velocidades de downloads e upload melhores que na rede 4G, mas ainda não será tão rápido quando os outros 2 tipos de instalação do 5G.
5G NSA: Esta é a sigla para 5G Non Standalone (Não-autônomo), que na pratica entregará alta velocidade de download, em torno de gigabit, mas como ainda usa parte da estrutura da rede 4G, a velocidade de latência é reduzida, porém não tão baixa quanto do 5G SA.
5G SA: Esta é a sigla para 5G Standalone (autônomo), e como o nome diz, ele já consegue funcionar em sua rede dedicada de antenas e equipamentos, independente do 4G. Neste modelo de funcionamento a troca do chip pode ser exigida, pela operadora. A Claro e a Vivo já se posicionaram e disseram que a troca do chip é necessária. A Tim não limitou o uso da tecnologia a troca do chip, porém será necessário contratar um plano pós-pago da operadora.
5G é muito mais rápido?
O 5G é consideravelmente mais rápido! Enquanto no 4G a velocidade média pode variar entre 5-10mbps, no 5G a velocidade média deve ficar acima dos 150-200mbps, podendo alcançar velocidades gigabits.
Veja por exemplo o teste de velocidade abaixo, feito no Rio de Janeiro, com o 5G (NSA) alcançando velocidades superiores a 1.700 Mbps.
Onde o 5G está disponível?
O 5G já está disponível nas seguintes capitais:
- Vitória (ES)
- Brasília (DF)
- Curitiba (PR)
- Goiânia (GO)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
- Salvador (BA)
- São Paulo (SP)
- João Pessoa (PB)
- Porto Alegre (RS)
- Belo Horizonte (MG)
- Rio de Janeiro (RJ)
O cronograma de liberação, definido no Edital 5G, é o seguinte:
- A partir de 28 de outubro de 2022, nas capitais: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.
- A partir de 1º de janeiro de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 (quinhentos) mil habitantes.
- A partir de 30 de junho de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 (duzentos) mil habitantes e em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes.
- A partir de 30 de junho de 2024, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 100 (cem) mil habitantes e em pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes.
- A partir de 30 de junho de 2025, em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes.
- A partir de 1º de janeiro de 2026, nos demais municípios.
Meu iPhone é compatível com o 5G?
Se você tem um iPhone da linha 12 ou 13, ele já é automaticamente compatível com o 5G.
E aí, animado a ultravelocidade?