O domingo foi marcado por um importante fato para a Apple e para o resto do mundo: o iBook completou 20 anos desde o seu lançamento… incluindo o lançamento do Wi-Fi como um produto comercial e totalmente operante.

Quando Steve Jobs retornou à empresa, ele fez uma famosa grade de quatro caixas em um quadro branco para mostrar como ele queria simplificar a linha de produtos bagunçados da Apple…
À esquerda estava o Desktop e o portátil; na parte superior estava Consumidores e Profissionais. Steve queria um produto para cada caixa.

O preenchimento da caixa portátil do consumidor levou algum tempo, mas o resultado final foi o iBook. Com o estilo emprestado do iMac, esse laptop bonito foi extremamente bem recebido, como a CNN observou no dia.

É portátil, sem fio e vem em duas “cores de frutas”. É o iBook, o laptop da Apple Computer Inc., lançado na quarta-feira na conferência de tecnologia MacWorld Expo, em Nova York.

Com base no tema de cor pastel do desktop iMac, que ajudou a reerguer a empresa, a Apple vai oferecer o iBook em cor azul e tangerina […]

O analista do IDC, Bruce Stephen, afirmou que as especificações do computador, que incluem um processador de 300 MHz, 32MB de RAM e um disco rígido de 3.2GB, estão muito bem alinhadas a de outros laptops na mesma faixa de preço.

Grande parte disso pode ter um papel secundário no apelo real do iBook, no entanto.

“O trunfo do iMac está realmente nos detalhes e no design exclusivo”, disse Stephen. “Isso é o que eles estão tentando fazer com o iBook também.”

O lançamento do Wi-Fi

Mas não foi apenas o belo design que impressionou a multidão: era uma habilidade única que tinha. Rede sem fio.

Steve pegou a máquina e atravessou o palco com ela enquanto ela estava conectada a um site, depois passou o iBook através de um bambolê para provar que não havia fios envolvidos. (Assista a partir de 15 minutos)

Um ex-executivo sênior da Lucent Technologies compartilhou no ano passado como foi uma reunião com Steve Jobs, que viu o Wi-Fi finalmente se transformar em um produto comercial após dez anos de tentativas.

Cees e sua equipe estavam trabalhando há mais de uma década na introdução da tecnologia WLAN para as massas, mas sem sorte. Depois de muitas tentativas, a Apple finalmente chegou a Lucent e disse que queria conhecer […]

A Apple estava procurando por algo diferente e novo para o seu produto para notebook iBook, e Steve ficou muito satisfeito com a ideia de conectividade sem fio para laptops. Olhando para trás, parece-me que ele provavelmente já se decidira antes da reunião ”, diz Cees Links.

A Apple, é claro, tinha seu próprio cartão Wi-Fi e estação base como AirPort, mas Steve enfatizou que se baseava no que se tornaria um padrão industrial, o 802.11, que todos os outros adotariam.

O inicio de uma revolução sem fios

O lançamento do Wi-Fi teve um enorme impacto na maneira como trabalhamos e jogamos, mas também criou o império para o desejo dos dados móveis. em uma época onde a nossa conexão era 2g.. hoje já falamos de 5G! A verdade é que quando as pessoas podem ficar on-line através do Wi-Fi, é inevitável que elas queiramos fazer as mesmas coisas como se estivéssemos na Wi-Fi de casa, sem limitações.

O iBook deu origem ao Wi-Fi como um produto de consumo, e estava dando aos consumidores a liberdade de acesso à Internet portátil, que por sua vez, daria origem ao smartphone em algum momento. E da mesma forma que a Apple precisou transformar o Wi-Fi em um produto amigo do consumidor, o iPhone também adotou o mesmo principio nos smartphones, como a tela multi-touch, o Touch ID.. e outras tecnologias.

Nos dias de hoje, a Apple não é tão rápida em adotar novos padrões de comunicação móvel. Por exemplo: o padrão Wi-Fi mais recente é o Wi-Fi 6 (um nome mais amigável dado ao 802.11ax), e apesar de haver rumores que digam que talvez vejamos ele ser lançado nos iPhones deste ano, é improvável que vejamos este novo padrão se estender pelos outros produtos da Apple, como Mac, Apple TV, iPod Touch e outros.

O mesmo é verdade para 5G. Enquanto a rede 5G está engatinhando para ser lançada nos EUA, no Reino Unido e em outros lugares, com alguns smartphones Androids já suportando o padrão hoje, a Apple não deve lançar um iPhone com 5G enquanto a tecnologia não estiver madura o suficiente para encarar o campo.

Assista o lançamento completo do iBook abaixo.

 Via 9To5Mac

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Ana Vitória
Ana Vitória

Cheguei pra colocar ordem na casa e pra deixar tudo mais cool, descomplicar a tecnologia do jeito que as pessoas entendem e gostam. Sou criativa e dito as tendências aqui no PdiP.

Anterior Monte o Plano perfeito com o Professor
Próximo Apple lança iOS 12.4, tvOS 12.4, macOS Mojave 10.14.6 e watchOS 5.3

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Instagram adiciona adesivo de chat em grupo para criar novas conversas através dos Stories

3 de julho de 2019
Close