fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

Todo usuário de um iPhone moderno se depara com um sistema de autenticação biométrica, do tipo que só possibilita o desbloqueio do aparelho quando ele confirma que ele é o real proprietário e que é ele quem está operando. Essa função só existe porque o sistema reconhece uma parte do corpo deste usuário: seja a digital, seja o rosto, dependendo do modelo do iPhone. Veja nesse artigo o que é o Touch ID e o que é o Face ID, conhecendo as diferenças, vantagens e defeitos de cada um deles.

O que é o Touch ID

O Touch ID é um sensor biométrico desenvolvido pela Apple Inc. e foi inicialmente introduzido ao iPhone 5s em 2013 e atualmente está disponível também para o iPhone SE (1ª Geração), iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone SE (2ª Geração), iPad Air 2, iPad mini 3, iPad Pro, iPad Pro 9.7, e iPad Mini 4.

No geral, o Touch ID surgiu da necessidade de possibilitar que o usuário desbloqueasse seu iPhone sem precisar solicitar o código ou a senha a cada vez que precisasse e através dele, é possível realizar compras nas lojas virtuais iTunes, App Store, Apple Bookstore, compras internas em aplicativos, proteger aplicativos como o Google Drive e o Notas, transações pelo Apple Pay e desbloquear a tela sem a necessidade de digitar sua respectiva senha, apenas encostando a impressão digital no sensor.

Em suma, é um sensor de impressão digital, localizado sob o botão frontal do iPhone e com ele, é muito simples desbloquear o telefone, bastando apoiar o dedo no botão, de forma fácil e rápida.

Além disso, é possível registrar até 5 (cinco) digitais, podendo ser de mãos diferentes ou até de outra pessoa, como algum parente caso haja alguma necessidade ou emergência. Por razões de segurança, o Touch ID será desativado e o iPhone sempre pedirá novamente que se digite a senha do aparelho nas seguintes situações:

  • Ao ser reiniciado
  • Quando a tela do iPhone não foi desbloqueada por mais de 48h
  • Após de 5 (cinco) tentativas erradas/frustradas de identificação da digital
  • Quando o usuário não utilizou o código ou senha para desbloquear o dispositivo nas últimas 156 horas (seis dias e meio) e o usuário não usou uma biometria para desbloquear o dispositivo nas últimas 4 horas.
  • A cada vez que configurar um novo dedo
  • Quando se bloqueia o aparelho pelo iCloud

De acordo com a Apple, a probabilidade de que uma pessoa aleatória entre toda a população possa desbloquear o iPhone, iPad ou Mac de um usuário é de 1 em 50.000 com o Touch ID. Ou Seja, bem difícil.

Pontos fracos do Touch ID

Nem tudo são flores… e claro que o Touch ID teria também os seus pontos fracos. Veja:

  • pode não funcionar se o dedo estiver melado, suado ou com resíduos, principalmente líquidos
  • pode não funcionar se o dedo sofrer algum corte na área da digital
  • pode não funcionar com nada que cubra as digitais (como luvas ou braçadeiras esportivas)
  • algumas pessoas apresentam dificuldades no reconhecimento (casos específicos)

O que é Face ID

O Face ID é um sistema de reconhecimento facial projetado e desenvolvido pela Apple Inc. para o iPhone (X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, 12 Mini, 12, 12 Pro, 12 Pro Max, 13 Mini, 13, 13 Pro, 13 Pro Max, 14, 14 Plus,14 Pro e 14 Pro Max) e iPad Pro [modelos de 11 polegadas e 12,9 polegadas (3ª e 4ª Geração)]. Sucessor do Touch ID, esse sistema permite autenticação biométrica para desbloquear um dispositivo, efetuar pagamentos com o Apple Pay e acessar dados confidenciais, além de fornecer rastreamento detalhado de expressões faciais para Animoji e outros recursos. Lançado inicialmente em novembro de 2017 com o iPhone X, ele foi atualizado e introduzido em todos os novos modelos de iPhone e iPad Pro.

Curiosidade: a priori, a tecnologia foi criada pela empresa israelense PrimeSense, que a ofereceu para an Apple, mas foi rejeitada por Steve Jobs. Então a Microsoft a licenciou com o nome de Kinect, adicionando interatividade ao Xbox. Em 2013, sob o comando de Tim Cook, a Apple adquiriu a PrimeSense exatamente para desenvolver um sistema de reconhecimento facial.

O sistema de câmeras foi melhorado e rebatizado de TrueDepth. A possibilidade de traçar uma imagem 3D do rosto permite criar fotos com profundidade, além da criação dos Memojis, os personagens que repetem os movimentos do rosto.

Câmera True Depth com Memojis – iJustine

Este reconhecimento em 3D se mostra mais eficiente que outras soluções apresentadas pela concorrência. Um exemplo dessa eficiência é não permitir que se desbloqueie o aparelho usando uma foto ou vídeo, por exemplo. Ou até mesmos, mascaras superrealistas, pois o sistema é capaz de mapear os micro movimentos faciais.

Ele é tão preciso que as chances de uma pessoa aleatória entre toda população desbloquear o seu iPhone é de 1 em 1.000.000. 20x mais difícil que o Touch ID, por exemplo.

Pontos fracos do Face ID

Nem tudo são flores com o Face ID… veja uma das principais desvantagens:

  • não funciona quando o iPhone está muito perto do rosto
  • não funciona se o iPhone estiver com a tela na horizontal nos iPhones 11 ou anteriores
  • não reconhece o rosto com máscara sanitária nos iPhones 11 ou anteriores
  • se o iPhone estiver sobre a mesa, é preciso esticar o rosto na frente do aparelho para funcionar
  • Em gêmeos, o Face ID pode se confundir

Secure Enclave no iPhone

Tanto o Touch quanto o Face ID possuem o mesmo sistema de segurança por trás deles, associados a um coprocessador interno chamado de Secure Enclave.

O Secure Enclave é um subsistema seguro e dedicado, integrado aos sistemas no chip (SoCs) da Apple. O Secure Enclave é isolado do processador principal para fornecer uma camada de segurança extra e projetado para manter dados sensíveis do usuário em segurança mesmo quando o kernel do Processador de Aplicativos é comprometido.

Este chip é associado apenas àquele aparelho em que é colocado durante a fabricação. Portanto, não é possível tirá-lo de um aparelho e colocá-lo em outro, e nem comprar a peça individualmente em sites chineses, pois não irá funcionar.

É por isso que assistências técnicas não autorizadas pela Apple não conseguem reparar iPhones 5s com o botão frontal estragado ou um Touch ID com problemas, pois é preciso trocar praticamente o aparelho inteiro.

O Secure Enclave é um coprocessador seguro que inclui um gerenciador de chaves baseado em hardware, o qual é isolado do processador principal para fornecer uma camada extra de segurança. Os dados das chaves são criptografados no sistema no chip (SoC) do Secure Enclave, que possui um gerador de números aleatórios.

É importante destacar que todas as informações biométricas ficam somente no aparelho.

Nada é enviado para a Apple, nem os registros digitais e nem as informações de reconhecimento facial. É por isso que quando você restaura o iPhone, precisa cadastrar dedos ou rosto novamente, pois nada disso fica guardado no backup ou nos servidores da empresa.

Por esta razão, a segurança biométrica do iPhone (seja pelo Touch ID como pelo Face ID) é considerada uma das mais fortes em um telefone celular.

E pra você, qual o melhor: Touch ID ou Face ID?

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 5 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Valéria de França
Valéria de França

Apaixonada por tecnologia, bacharel em Direito, especialista em Computação Forense e Apple Lover desde 2009.

Anterior Koo: rede social alternativa ao Twitter
Próximo Como fazer fotos com o Apple Watch

Comentários

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Os novos Memojis do iOS 13.4

Tem até Memoji de Vapo Vapo
Fechar
X