Gerenciar o tempo é tão importante para mim quanto uma xícara de café a cada 2 horas (sem açúcar e adoçante, por favor). Descafeinado não ajuda muito.

Voltando ao assunto do gerenciamento, vejo muitas pessoas buscando a perfeição para a produtividade: listas de tarefas, planilhas de controle, aplicativos de gestão. E se perdem no item mais valiosos e a base disso tudo: o tempo.
Eu particularmente gosto de usar a técnica do foco e atenção chamada de Pomodoro.
Nome engraçado, né? Pois bem, essa técnica de gerenciamento de tempo que foi desenvolvida por um universitário italiano no fim da década de 80. Bastante tempo, certo? Ele só queria se concentrar nos estudos, e mal sabia que estava hackeando seu cérebro para produzir mais, e em 1992 divulgou a técnica para o mundo
A técnica consiste em fazer intervalos de 25 minutos para que você consiga se concentrar e aumentar a sua produtividade e naquela época utilizava-se o timer em formato de tomate para cronometrar o tempo. Se você tiver um timer em formato de tomate, ótimo, mas hoje, com o advento da tecnologia, você pode usar um App para isso!
Usando o Focus Keeper
Com o App Focus Keeper você pode gerenciar sua produtividade em bloco de tempos pré-definidos por você.
Ao abrir o App, ele começará lhe perguntando quanto tempo de foco você precisa para aquela sessão. Eu recomendo que você mantenha 25 minutos e vá ajustando conforme a sua necessidade.
Depois é só tocar em no simbolo do Play e começar a produzir. Neste momento o seu iPhone começara a fazer um tic-tac. Eu gosto e acho legal, me faz sentir em um escritório com aqueles grandes relógios de parede. Mas caso você não goste, basta diminuir o volume do seu iPhone.
Após os 25 minutos de produtividade o seu Focus timer iniciará um timer de descanso curto. É nesta hora que você “se desliga” e vai tomar um cafe, caminhar com o doguinho, visitar o toilet, beber uma água ou comer algo.
Após 4 sessões de tempo de descanso curto, o seu pomodoro lhe dará 25 minutos de descanso longo. Acho que com 25 minutos já é possível assistir um episódio do Netflix.
Você pode alterar esses padrões de tempo de descanso curto e descanso longo, e personalizar o App para deixá-lo com a sua personalidade. Talvez você nção goste nem de vermelho nem de roxo! Desbloqueando a versão PRO, que custa R$ 7,90, é possível conduzir estas modificações. E o legal é que paga somente uma única vez!
Pronto para produzir mais? Baixe agora o Focus Keeper na App Store e diga adeus para a improdutividade.
Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Desvende mistérios com o Detetive Pikachu e Pokémon GO
Próximo Escaneando alimentos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Não se esqueça da água

25 de maio de 2019
Close