fbpx
×

Baixar do Instagram

Automatize a Siri para fazer download de vídeos, fotos e posts do Instagram apenas usando sua voz.

Quero Baixar de Graça

Ínicio

Atalhos

Dicas

Buscar

Menu

Se o seu iPhone caiu na água, você está no lugar certo! Vamos te explicar o que fazer com o seu iPhone quando ele entra em contato com líquidos, seja ele o modelo que for.

A partir do iPhone 7 a Apple tem trabalhado mais intensamente nos requisitos do iPhone para ele ser cada vez mais resistente à respingos d’água e poeira. Porém, é importante frisar que mesmo nos últimos modelos lançados, nenhum deles são “à prova d’água”.

O que fazer?

Ejete a água do iPhone

Primeira coisa que deve ser feita quando um iPhone entra em contato com algum líquido é remover a água do alto-falante, desta forma você já remove a água residual que pode permanecer na membrana do alto-falante do iPhone.

Para ter acesso ao Atalho que remove a água do alto-falante, toque aqui.

Desligue o iPhone

A segunda coisa que deve ser feita quando um iPhone entra em contato com algum líquido de forma abundante é desligá-lo para remover o chip e secá-lo.

Retire a capa e o chip

Estes passos servem para eliminar quaisquer pontos em que possa ocorrer um acúmulo fatal de água. Como a bateria do iPhone não é removível, infelizmente temos que deixá-la no iPhone.

O importante aqui é retirar a capa do seu iPhone e secar a área ao redor da gaveta do chip antes de abri-la.

Seque com um pano seco

Use um pano seco para secar bem o seu iPhone. Pode ser um pano de microfibra, de algodão ou até mesmo um pano do tipo TNT. O fundamento aqui é mantê-lo bem seco. Importante também não tentar ligar seu telefone e não conectar fones de ouvido ou carregadores. Isso pode danificar estas entradas e os circuitos internos.

Mesmo que o seu telefone esteja aparentemente funcionando bem, garanta que tudo esteja seco e livre de umidades antes de conectar algum acessório..

Use Arroz

Sim, arroz! O arroz possui uma propriedade higroscópica, que é a capacidade de um corpo absorver umidade para si. E se o seu iPhone caiu na água, ele será perfeito para isso.

Então reserve um vasilhame e adicione uma camada de arroz, e em seguida, coloque o seu iPhone, e depois, cuidadosamente, adicione outra camada de arroz.

Deixe o seu iPhone assim por algumas horas (2-4 horas) e depois verifique se ele está bem seco.

iphone no arroz funciona?

Após estes procedimentos, as chances de você ter o seu iPhone de volta são bem grandes.

Deixe ele na frente do ventilador e em local arejado

Deixar o seu iPhone paradinho na frente do ventilado FRIO também é uma excelente alternativa para ajudar a secá-lo. Portanto, se tiver um ventilador dando sopa por aí, pode reservar para usar no seu iPhone.

Existe diferença entre Resistência e à prova d’água?

Existe uma diferença entre os telefones que são à prova d’água e resistente à água. No caso dos iPhones, todos os modelos a partir do 7 são resistentes à água, e isso significa que você poderia tirar uma foto e falar ao telefone debaixo da chuva tranquilamente.

Entretanto, um dispositivo a prova d’água é aquele que pode ser submerso na água, como por exemplo, é o caso do Apple Watch, que pode ser usado para natação.

Vai sobreviver?

É muito provável que iPhones a partir do 7 sobrevivam a queda acidental na água. Eles caem, a gente se assusta e mergulhamos para salvá-los. Tudo dura alguns segundos.

O tempo de exposição a água é curto, e os iPhones a partir do modelo 7 contam com proteção IP67 e a sua construção é desenhada para suportar a pressão da água estável a 1 metro e meio de profundidade, por 30 minutos.

Os iPhones XS e XS Max possuem certificação IP68, tornando-os também resistentes a outros líquidos, como leite e cerveja 🥛🍺

A Apple veícula uma publicidade no Twitter que diz: Se cair água no seu telefone, você sobrevive. Porém, nada é dito sobre o iPhone cair na água.. Semanticamente é possível compreender que apesar de similares, as duas frases expressam situações diferentes. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como aumentar as chances de manter seu iPhone vivo caso, infelizmente, ele venha a fazer algum mergulho.

Sobre a resistência à água e a garantia

Nos modelos 7, 8, X e Xr, a Apple implementou a certificação IP67. Eles são resistente à água, respingos e poeira e foram testado em condições controladas em laboratório, classificado de acordo com a norma IEC 60529 (profundidade máxima de um metro por até 30 minutos).

Já o modelo Xs e Xs Max contam com a certificação IP68. Isso o torna também resistente à água, respingos e poeira. Entretanto, esta classificação é mais avançada, já que o telefone é testado a uma profundidade máxima de dois metros por até 30 minutos.

Então se o seu iPhone é um modelo mais recente, como um 7 em diante, as chances dele sobreviver à uma queda na água são maiores. Caso seja um modelo anterior, nem tanto. Questão de sorte.

É importante salientar que o iPhone perde a garantia quando entra em contato com líquidos e a Apple consegue evidenciar isto através de uma fita química localizada na gaveta do chip.

Chamada de LCI, liquid contact indicator, ou, em bom e claro Português, Indicador de contato líquido, ela que muda de cor (prateada para vermelha) quando entra em contato com algum líquido que contém água. Seja ele água, leite ou cerveja, por exemplo.

Em quais condições meu iPhone é resistente à água?

  1. Quando você usa ele sem uma case para falar ao telefone enquanto está chovendo
  2. Quando você derrama água em cima dele enquanto almoça em um restaurante
  3. Quando está tirando fotos do lado de fora da piscina e alguém pula e a água respinga
  4. Quando você coloca seu iPhone em um suporte para bicicleta e sai para fazer uma trilha e começa a chover
  5. E outras similares, em que a água escorre pelo telefone.

Em quais condições o meu iPhone não é resistente à água?

  • Quando você usa ele sem equipamento apropriado para fazer mergulhos
  • Quando você deixa ele cair na piscina
  • E outras similares em que o telefone é coberto pela água.

Então fica a dica: não use seu iPhone embaixo da água. Se você quer muito tirar uma foto subaquática, segure a tentação ou adquira uma case específica para este fim e caso ele caia na água por acidente, siga estes passos que tudo deve ficar bem.

Não deixe de conferir este artigo onde explicamos também como remover a água do alto-falante do iPhone.

Este artigo foi útil?

Atribua uma nota:

Média de Classificação: 4.5 /5.

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar este post.

Obrigado pelo seu voto.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Como podemos melhorar este conteúdo?

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Transforme o iPhone em um Estúdio Fotográfico
Próximo Angry Birds em Realidade Aumentada

5 comentários em “Meu iPhone caiu na água, e agora?

  1. A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
    as pessoas a lugares que nunca imaginou, porém tem
    alguns artigos na internet que é pura perda de tempo.
    Posso afirmar esse seu artigo ajudou muito e também é
    extremamente útil. Obrigado pela informação e
    compartilhei no meu facebook.

Deixe um comentário

Registre-se ou faça login com



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

PRÓXIMA HISTÓRIA

Fechar

Wi-Fi público é seguro?

A história do vazamento que comprometeu dados de usuários.
Fechar
X