O processo da escuta começa com a orelha captando os sons e fazendo com que eles passem pelo canal auditivo até chegar ao tímpano. Essa membrana faz as vibrações e movimenta várias regiões, até chegarem às células sensoriais. Quando estimuladas, essas células geram os impulsos nervosos que vão para o centro de audição do córtex cerebral.

É nesse momento que o som chega ao cérebro e você reconhece o que ele significa, entendendo que seu iPhone está tocando e precisa atendê-lo, por exemplo.

E sim.. estamos fadados a perda auditiva conforme o tempo passa, por isso, é importante proteger a sua audição. Hoje, além da exposição ao ruído ambiente, um dos fatores que mais contribuem para a perda auditiva, são eles, os nossos queridos fones de ouvido.

E para isso hoje vamos falar sobre como podemos monitorar e saber se nossos ouvidos estão recebendo a quantidade de decibéis adequada.

Mas antes, vamos dar uma olhada nos limites recomendados pela OMS:

  • 80 decibéis, limite: cerca de 40 horas / 7 dias
  • 90 decibéis, limite: cerca de 4 horas / 7 dias
  • 100 decibéis, limite: cerca de 24 minutos / 7 dias
  • 110 decibéis, limite: cerca de 2 minutos / 7 dias
  • 120 decibéis, limite: cerca de 3 minutos / 7 dias

Há formas de monitorar.. e prevenir!

Com o lançamento do iOS 13, o seu telefone agora consegue estimar quantos decibéis estão sendo emitidos pelos seus fones de ouvido, sejam eles o EarPods (com cabo), ou, os AirPods (sem cabo), ou outro fone compatível com o iPhone. O nível de áudio é enviado automaticamente para o app Saúde e nenhum configuração adicional é exigida.

E isso pode ser útil para você saber por quanto tempo e com que frequência você está exposto a volumes altos, pois isso pode afetar sua audição.

Veja o passo a passo para verificar como está o nosso Nível de Emissão de dB de Fones de Ouvidos:

  1. Abra o app Saúde e toque a aba Explorar;
  2. Em seguida, toque em Audição

Nesta tela você tem um panorama geral sobre a sua saúde auditiva, com dados atualizados sobre os Níveis dos Fones de Ouvido, ou, se você tiver um Apple Watch, dos Níveis de Som Ambiental.

Quando você toca em Níveis dos Fones de Ouvido, você tem acesso a uma gama de dados e análises que o seu iPhone realiza para te mostrar como você está usando o fone de ouvido na sua rotina, inclusive, com estatística detalhada, em função da hora, dia, mês, e, até ano.

Utilizando os filtros de análise

  • Aprender mais sobre classificações de nível de som: toque em 
  • Visualizar níveis de exposição ao longo de um período de tempo: toque nas abas na parte superior da tela. Todos os níveis são medidos em decibéis.
  • Alterar o período exibido no gráfico: passe o dedo no gráfico para a esquerda ou para a direita.
  • Ver detalhes sobre um momento: mantenha o toque no gráfico e arraste-o para mover a seleção.
  • Visualizar detalhes sobre a exposição média: toque em “Mostrar Todos os Filtros” e toque em Média Diária.
  • Visualizar uma linha representando a exposição média: toque em Exposição abaixo do gráfico.
  • Visualizar os intervalos alto e baixo: toque em “Mostrar Todos os Filtros” e toque em Intervalo.
  • Filtrar dados por fone de ouvido: toque em “Mostrar Todos os Filtros”, role até a parte inferior da tela e selecione um fone de ouvido.
  • Visualizar destaques: role para baixo; para ver mais, toque em Mostrar Tudo.

Dica do Prof.

Se você estiver achando que o volume do som emitido pelos seus fones estão muito baixos, experimente abaixar o volume por 1 minuto, ou, 2, e em seguida, aumentar o volume para o estado em que ele se encontrava. Ao ouvir música por um período maior, podemos acabar nos acostumando com o som e ao fazer uso desta técnica, estamos cuidando dos nossos ouvidos.

Com esta ferramenta no novo iOS 13 e estas dicas, você pode monitorar a forma como usa o seu fone de ouvido, para manter a sua saúde auditiva em boas condições.

Até logo 👋

Show Full Content

Sobre o Autor Ver Histórias

Victor Moreno
Victor Moreno

Usa iPhone desde 2008 e ensina a amigos e várias pessoas todos os dias sobre como usar melhor a tecnologia e os produtos da Apple.

Anterior Angry Birds em Realidade Aumentada
Próximo Chamar no WhatsApp sem precisar adicionar o contato
Business Chat não é suportado neste dispositivo.

Clube do Professor

Conteúdo exclusivo e suporte prioritário.
Conheça agora

Faça parte da Lista VIP!

Mais lidos na Semana

Destaques

Close

PRÓXIMA HISTÓRIA

Close

Como gerenciar arquivos e pastas

1 de novembro de 2019
Close